Nutrientes essenciais são aqueles que o organismo dos pets não consegue produzir por si só, mas que são necessários para que os órgão funcionem adequadamente, e que portanto, precisam ser ingeridos através da dieta. Cada em cada fase da vida, situação de doença ou mesmo na saúde, estes nutrientes precisam ser ingeridos pelos animais diariamente, em quantidade específicas, para evitar deficiências nutricionais e enfermidades secundárias (algumas, inclusive, irreversíveis e que colocam a vida do pet em risco).
Cães e gatos precisam consumir diariamente 43 e 44 nutrientes essenciais, respectivamente, em quantidades específicas, para manterem o bom funcionamento do organismo em todas as fases e situações fisiológicas. Desses nutrientes essenciais, temos as proteínas, os aminoácidos, ácidos graxos, micro e macrominerais e vitaminas.
》Dos aminoácidos, temos: arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, isoleucina, metionina, metionina+cistina, fenilalanina, fenilalanina+tirosina, treonina, valina, triptofano, taurina para gatos.
》Os ácido graxos são: ácido linoleico, ácido alfa linolênico, ácido araquidônico, EPA+DHA.
》Os macrominerais são: cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro e magnésio.
》Os microminerais são: cobre, iodo, ferro manganês, selênio e zinco.
》As vitaminas essenciais são: vitamina A, D e E, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, piridoxina, cobalamina, niacina, ácido fólico e colina.
Ao descrever seu alimento, seja ração ou dieta caseira, como 'Alimento Completo' obrigatoriamente ele deve ter todos estes nutrientes, respeitando as quantidades mínimas e máximas estabelecidas por guias nutricionais, como NRC, FEDIAF e AAFCO. Já os alimentos específicos, como petiscos, não tem essa obrigatoriedade.
Você sabe como tornar o alimento completo e nutricionalmente balanceado? Confira o próximo post, discutiremos isto a seguir!
Comments