Hoje quero falar com vocês sobre dietas caseiras/alimentação natural para pets. Mais especificamente sobre a composição nutricional delas, pois essa é uma dúvida bem frequente entre empreendedores de alimentos naturais. 🥘
✅ Do ponto de vista nutricional, as dietas caseiras pra cães e gatos precisam fornecer todos os mais de 40 nutrientes essenciais, em níveis adequados pra espécie e idade, ou seja, sem excessos nem deficiências. Dentre estes nutrientes, temos os macronutrientes: proteínas e lipídios/gorduras (além dos carboidratos que, apesar de não serem essenciais, são utilizados como fonte adicional de energia). E também os micronutrientes: vitaminas, minerais e aminoácidos.
🤔 E como faz pra ter isso tudo de nutriente na dieta?
💡 Usando ingredientes que sejam concentrados nestes macro e micro nutrientes:
- Carnes bovina/de aves/de peixe/suína: fontes de proteínas e aminoácidos, principalmente, e alguns micronutrientes (alguns peixes podem atuar também como fonte de lipídios, como o ômega 3);
- Vísceras bovinas, de aves, ovinas ou suínas (fígado, rim, pâncreas..): fontes de vitaminas e minerais, principalmente, além de proteínas, aminoácidos e gorduras;
- Óleos vegetais e gordura animal: fontes de lipídios (ômegas 6 e 3) e energia;
- Tubérculos, grãos e cereais (carboidratos): fontes de energia, fibras e alguns micronutrientes;
- Legumes e verduras: fontes de micronutrientes e fibras;
- Condimentos: o sal pode ser necessário pra fornecer o mineral cloro, quando este estiver em falta na dieta
- Suplemento mineral-vitamínico-aminoacídico: ingrediente fonte principal de micronutrientes, usado pra suprir aqueles que estiverem em falta.
👉 Percebam que o suplemento, apesar de não ser um alimento, é considerado um ingrediente. Isso porquê ingrediente é todo elemento que entra numa composição, num preparado ou numa mistura. Então sim, o suplemento é um ingrediente necessário pra dieta caseira.
⚖️ Agora, do ponto de vista legal, como tem que ser a dieta caseira comercializada para pets, segundo o Ministério da Agricultura?
🟡 Antes de mais nada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão que regulamenta o setor de produção e venda de alimentos destinados a animais de estimação (o nicho que vocês estão empreendendo!)
📊 Bem, de acordo com o MAPA, pro alimento ser vendido como a dieta principal do animal (aquela da qual o animal vai obter os nutrientes necessários para se manter/desenvolver, em níveis adequados), ele tem que ser um alimento completo, ou seja, um alimento que forneça o mínimo de todos os nutrientes essenciais para a espécie a que se destina, considerando também a fase fisiológica (idade). E isso vale pra dietas caseiras/alimentação natural, ração seca e ração úmida. O MAPA não define quais ingredientes devem ser usados, mas sim os nutrientes que deve conter no produto destinado a alimentação principal do animal.
🧐 E só com os alimentos não conseguimos fornecer esses nutrientes, em níveis mínimos pelo menos?
🥘 Nas dietas cozidas sem ossos não. E na dietas cruas com ossos ainda temos uma grande dificuldade em saber quanto de cada mineral está sendo fornecidos pelos ossos, o que dificulta bastante o emprego dessa modalidade de forma comercial. O cozimento, apesar de eliminar microrganismos potencialmente perigosos e melhorar a digestibilidade do alimento, diminui os níveis de nutrientes presentes. Por isso se faz obrigatório o uso do suplementos em dietas cozidas que serão comercializadas.
📣 Então galera não esqueçam do suplemento!!!
Comments