top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

Quem são as empresas do ramo Pet Food

É comum que empreendedores iniciantes não saibam ainda que fazem parte de um dos ramos mais rentáveis do mercado, o ramo Pet Food. Devido á mudança do papel dos pets no núcleo familiar, os tutores passaram a dar mais importância e atenção quanto á saúde de seus pets, e com isso passaram a investir mais nos produtos e alimentos destinados aos animais de companhia. Com isso o setor Pet é hoje um dos que mais fatura no mercado, mesmo em tempo de pandemia.


O crescimento exponencial deste ramo tem chamado a atenção de pessoas interessadas em empreender com produtos para pets, em especial com a alimentação natural e os petiscos caseiros. Todos os dias novas empresas caseiras de alimentação animal tem surgido pela internet, seu principal meio de divulgação, e a frente destas geralmente estão pessoas que não se inteiraram por completo sobre o segmento de mercado a que pertence, e quais implicações isso tem em seu novo negócio.


Pertencer ao ramo Pet Food significa fazer parte de um dos nichos do mercado mais rentáveis, e que está sempre em crescimento, e isso por si só já representa o maior benefício de empreender em Pet Food. Mas, ao mesmo tempo, é preciso saber também que para atuar neste ramo é preciso conhecer quem te fiscaliza e quais legislações regem sua produção. O Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão governamental responsável por fiscalizar e legislar sobre toda empresa que produza e/ou comercialize alimentos para animais de companhia, independente de sua escala de produção, ou tipo de alimento comercializado. As legislações vigentes sobre o segmento podem ser consultadas aqui https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-pecuarios/alimentacao-animal/legislacao-alimentacao-animal .


O MAPA estabelece que, para produção e comercialização de alimentos para animais de companhia, é requisito se seja seguido os propostos nas legislações acima, que falam desde o tipo de produto (alimento completo - ração ou dieta caseira, alimento específico - petiscos, e etc), matéria prima (ingredientes), boas práticas de fabricação (medidas para garantir a segurança do produto final), rotulagem (informações claras, corretas e transparentes sobre o que o animal estará ingerindo todos os dias), entre outros.




"Mas afinal, quem são as empresas do ramo Pet Food?"

Empresas que fabriquem:


  • Rações

  • Alimentação Natural (dietas caseiras)

  • Petiscos (alimentos específicos)

  • Produtos mastigáveis (orelha, casco, vergalho bovino e suíno..)

  • Suplementos

  • Aditivos

  • Coadjuvantes Tecnológicos

Então, sim, você empreendedor que trabalha com dietas ou petiscos caseiros, mesmo que em pequena escala, faz parte do ramo Pet Food!

Comments


bottom of page