top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

Mofo nos alimentos naturais para pets: perigos e como evitar

Vamos falar sobre mofo nos alimentos?

Além de diminuírem drasticamente a validade dos produtos feitos de forma caseira e/ou sem conservantes, o mofo pode ainda fazer muito mal a saúde do seu consumidor: os pets



O mofo que vemos nos alimentos é basicamente uma coleção de fungos que está se alimentando e se reproduzindo, utilizando a umidade, oxigênio e outros compostos do alimento para tal. O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo. Portanto, não pode remover a parte mofada e aproveitar o resto do alimentos, pois na realidade ele já está completamente tomados de fungos. A ingestão de alimentos contaminados por esses fungos podem causar vômitos, alergias, diarreia, intoxicação alimentar, dores abdominais e até mesmo o câncer. 😱


Os fungos que formam o mofo (ou bolor) geralmente já estão naturalmente presentes nos alimentos in natura. Mas eles podem chegar aos alimentos também por manipulação dos mesmos, sem que as mãos estejam devidamente higienizadas, por contato com superfícies/utensílios sujos e pelo ar contaminado.


Pra que fungo cresça e se reproduza ele precisa de um ambiente úmido, temperatura ambiente e de matéria orgânica. E uma vez que ele encontra as condições perfeitas, já era! Seu produto não pode mais ser vendido ou consumido.


Pra evitar que seus produtos tenham uma baixa validade e se deteriorem rápido, aqui vai algumas dicas de ouro:


🧼 Higiene pessoal, ambiente, utensílios e equipamentos limpos na hora de produzir seus petiscos, bolos dietas e etc são f-u-n-d-a-m-e-n-t-a-i-s ! Usem roupas limpas, mantenham o cabelo preso, a barba protegida ou feita, lavem bem mãos e antebraços antes e durante a produção. Limpem sempre o local de trabalho, utensílios e equipamentos antes de inciar e depois de terminar a produção.


🦠 Verifiquem periodicamente se o ambiente em que vocês produzem os alimentos está íntegro, sem rachaduras e infiltrações (especialmente após chuvas intensas), com boa luminosidade e ventilação, mas sem que entre poeira da rua.


🥯 Quanto mais água tiver na receita, ou seja quanto mais úmida for, maior o risco de haver o rápido crescimento de fungos, e consequentemente menor a validade em temperatura ambiente (ou tempo de prateleira, como também chamamos). Portanto, se não atrapalhar a textura e consistência, é aconselhável colocar o mínimo possível de líquidos na composição da receita. A embalagem a vácuo também pode ajudar a conservar por mais tempo o produto natural para pets que você produz 😉


🌡 Embalar alimentos ainda quentes gera vapor e umidade dentro da embalagem, facilitando o crescimento de fungos. Portanto, esperem que o alimento resfrie para ser embalado.

Comments


bottom of page