top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

Mitos sobre alimentos para pets

Hoje quero falar com vocês sobre os mitos mais comuns sobre alimentos pra pets.


Esse assunto é de extrema importância tanto pra quem trabalha com alimentação natural, quanto pra quem é do nicho de confeitaria pet, isso porquê esses mitos podem interferir na escolha dos ingredientes que vocês usam, no tipo de produto a ser vendido, e até na hora de responder um questionamento dos seus clientes!




Então vamos desmistificar com base em fatos 📚


🧂 Sódio: muitas pessoas alegam que não precisa usar sal no alimento pra pets, e alguns até pregam que nem pode! e esse mito vem muitas vezes da alimentação humana. Mas na realidade o sódio é um dos minerais essenciais pra cães e gatos, junto com o cloro que também é fornecido através do sal e ainda o iodo, no caso do sal iodado. Há sim situações em que ele deve ser restringido, como desordens cardíacas (dependendo da severidade), e se a dieta já possuir níveis satisfatórios de sódio e cloro, sem a adição de sal, ele se torna desnecessário. Portanto, petiscos e dietas pra animais saudáveis podem sim conter sal, pois ele só é um vilão em quantidades exorbitantes e para animais que possuam restrições específicas.


🟡 Óleo de soja e a transgenia: o componente transgênico da soja fica na proteína, e na fabricação do óleo ela é filtrada junto com outras substâncias, portanto não vai pra composição do óleo. E pra quem ainda tem objeção quanto ao uso desse óleo em suas receitas, já temos o óleo de soja não transgênica hoje em dia.


🥕 Cenoura dá alergia: nenhum alimento "dá" alergia, a alergia é algo vindo do animal, de causa genética ou por alguma disfunção orgânica adquirida e temporária (como na disbiose, por exemplo) portanto se ele tem hipersensibilidade á algum componente que possa estar presente na cenoura, então de fato ela pode desencadear alergia nesse animal, mas num animal saudável isso é um completo mito.


🍗 Frango dá alergia: da mesma forma que a cenoura não "dá" alergia, o frango também não. Novamente: se o animal tem hipersensibilidade á proteína do frango, ele de fato não deve come-lo, mas não há comprovação de que animais saudáveis "pegam" alergia dos alimentos que consomem regularmente.


🍲 Caldo de ossos pode substituir suplementos: o caldo de ossos é um ótimo alimento complementar pra diversas situações, mas ele não serve como um substituto do suplemento mineral-vitamínico que é usado nas dietas caseiras, isso porquê ele não possui todos os nutrientes essenciais, e não sabemos ao certo a sua composição nutricional, pois ele não consta nas tabelas de composição nutricional de alimentos. O caldo de ossos também não possui uma receita padrão, há diversas variações de ingredientes e suas quantidades, portanto seria necessário mandar uma amostra pra um laboratório de análises, pra saber a composição nutricional de cada receita, e só então poderíamos avaliar como ele poderia ser incluído como forma de suplemento numa dieta caseira, a fim de fornecer nutrientes essenciais.


🥥🫒 Azeite e óleo de coco podem ser usados como única fonte de gorduras nas dietas: o uso dos óleos vegetais nas dietas caseiras tem como objetivo fornecer os ácidos graxos essenciais ômega 6 e ômega 3, pois eles devem estar presentes nas dietas na proporção de 2:1 a 10:1 (2 unidades de ômega 6 pra 1 de ômega 3). E, apesar da maioria dos óleos vegetais possuir em sua composição estes ômegas, as proporções entre eles são bem diferentes, portanto nem todo óleo vegetal tem essa proporção de 2:1 a 10:1 de ômegas 6 e 3. Inclusive, o óleo de coco, apesar de ter diversos outros benefícios, nem mesmo possui estes ômegas essenciais para pets na sua composição. O azeite de oliva é composto de 9,7% de ômega 6 e 0,7% de ômega 3, o que resulta numa proporção de 13:1 entre estes ômegas, sendo necessário utilizar uma fonte extra de ômega 3 pra corrigir essa proporção, e ficar no máximo em 10:1. O mesmo ocorre pro óleo de linhaça, óleo de milho e óleo de girassol, todos precisam se uma fonte extra de ômega 3, pra que a proporção esteja correta.


🥔🍠 Gatos não digerem carboidratos: gatos são carnívoros estritos, o que significa que o organismo deles é projetado pra melhor digestão e aproveitamento de proteínas e gorduras de origem animal, mas isso não quer dizer que eles não conseguem digerir carboidratos, ou utilizar proteínas e gorduras de fonte vegetal. Essa característica implica que a dieta ideal pros nossos felinos domesticados deve ter como base alimentos de origem animal, e uma menor quantidade de tubérculos, cereais e outras fontes de carboidratos. Para cães a lógica pode ser a mesma, pois eles também são carnívoros, porém são carnívoros preferenciais/oportunistas, o que significa que, apesar do organismo deles também ser feito pra melhor aproveitamento de alimentos de origem animal, eles tem uma melhor adaptação pra digestão e aproveitamento de alimentos de origem vegetal, em comparação com gatos.


🍚 Arroz integral é melhor que arroz branco: ingredientes não são intrinsecamente bons ou ruins, depende da situação em que eles serão utilizados. O arroz branco é inclusive o mais indicado pra animais com doença renal e doenças hepáticas, por conta de sua alta digestibilidade e composição nutricional. Já pra animais diabéticos e obesos o arroz integral seria o mais indicado por sua maior quantidade de fibras, entre outros benefícios. Portanto, pra animais saudáveis (filhotes, adultos, idosos, gestantes e lactantes), tanto o arroz branco quanto o integral podem ser utilizados (em dietas ou petiscos).


🥩 Dietas cruas são tranquilas de produzir e são 100% seguras pros clientes: as dietas com carnes cruas podem sim ser comercializadas pra cães e gatos, no entanto, elas requerem uma responsabilidade maior com as condições higiênico-sanitárias em que são produzidas/manipuladas, tem o risco de contaminação pros outros alimentos que você produz, e você tem um compromisso maior em passar informações de segurança para os consumidores, visto que as carnes cruas representam um risco de contaminação pro tutor, e nem todo pet está apto a consumi-las. As dietas cruas contendo ossos carnudos ainda tem um outro porém, pois não conseguimos determinar com precisão a proporção entre cálcio e fósforo, minerais essenciais que se estiverem em deficiência/excesso ou na proporção errada, a longo prazo trará disfunções ósseas terríveis pros pets. E isso implica também no níveis de garantia que temos que informar no rótulos das dietas, visto que não sabemos ainda ao certo a composição nutricional dos ossos, não conseguimos passar uma informação precisa pro rótulo, e isso é uma violação, segundo o Ministério da Agricultura.


🧂 Sal rosa do himalaia é melhor que sal de cozinha: o sal rosa de fato tem uma variedade maior de outros nutrientes, que o sal comum não tem, mas a questão está na quantidade desses nutrientes, e se isso faz uma real diferença pro organismo do animal. As quantidades de sódio e cloro são bem próximas entre esses dois ingredientes, mas os outros minerais presentes estão em quantidade bem menor que 1%. Então fica o questionamento de se vale mesmo a pena investir num ingrediente mais caro e que não vai trazer reais benefícios ao consumidor, enquanto você poderia investir em melhorar seu produto de outras formas, com outros ingredientes.


⚖️ 100g de carne não é o mesmo que 100g de proteínas, e nem 30% de carnes é o mesmo que 30g de proteínas: todo ingrediente é composto por diversos nutrientes, como no caso das carnes que além de proteínas possuem gorduras, vitaminas e minerais, por exemplo: em 100g de músculo bovino tem 32g de proteína, 4,33g de gorduras entre outros 41 nutrientes.


🐶🐱 É proibido usar suplemento indicado pra adulto na dieta de pets filhote/ usar suplemento indicado pra gatos na dieta de cães: considerando que a composição (nutrientes) dos suplementos indicados pra filhotes/adultos/idosos/cães/gatos é a mesma, diferindo apenas nas quantidades de certos nutrientes, eles são sim intercambiáveis, mas pra isso é necessário que todos os nutrientes essenciais estejam garantidos nos níveis adequados ao utilizar um suplemento diferente, seja através do ajuste da quantidade do suplemento ou dos ingredientes (ou seja, é preciso que o profissional saiba muito bem o que está fazendo na hora de usar um suplemento diferente). O único porém é que o suplemento de cães não poderia ser usado pra gatos, sem que houvesse uma suplementação de taurina a parte, visto que este nutriente essencial pra gatos, geralmente não está presente nos suplementos indicados pra cães, por não ser um nutriente essencial pra eles.


🍳 Os ingredientes só devem ser cozidos a vapor: de fato, o cozimento a vapor é um dos mais delicados, e acaba preservando mais os nutrientes dos alimentos, mas não há nenhuma proibição de se cozinhar em água, em panela de pressão, em air fryer, ou no forno.


🍎 Frutas só devem ser utilizadas como petiscos, e não devem entrar nas dieta: essa eu realmente queria saber onde tá escrito rsrs gente, não tem restrição alguma de se usar frutas nas dietas de animais saudáveis, elas podem ser ingredientes funcionais muito bem visto pelos tutores inclusive!


⬆️⬇️ AN emagrece e ração engorda: vish, essa então rsrs e serve pra quem faz petiscos naturais também heim! o que define se o animal vai engordar ou emagrecer é a quantidade de calorias que ele está ingerindo, em relação á quantidade de calorias que ele precisa pra se manter e também de quantas calorias ele tem gasto no dia a dia. O tipo de alimento que ele está comendo pode ajudar a emagrecer ou a engordar mas não é o que determina! Então muito cuidado pra não fazer propaganda enganosa pros seus clientes..


Ufa... são muitos mitos difundidos sobre esses assuntos (e eu provavelmente deixei vários de fora rs), mas o importante no final das contas é que vocês se baseiem em fatos, pra tomar decisões seguras quanto aos seus produtos 😉

Comments


bottom of page