Como você descreve os benefícios dos seus produtos, e os porquês os clientes deveriam adquiri-los, pode fazer uma enorme diferença no sucesso das suas vendas. É preciso encantar o cliente, mostrar que você está inovando de alguma forma, e ainda que o cliente está levando pra casa "mais" do que apenas um petisco ou dieta caseira, ele está levando afeto, cuidado e saúde pro seu bichinho quando compra seus produtos. E há diversas formas de colocar isso numa propaganda, diversos termos que são associados com esses sentimentos, masss é importante saber também o que NÃO pode falar.
Vocês sabiam que tutores podem mover processos se se sentirem enganados pelas propagandas? 😖Por sorte não é extremamente frequente, mas esse tipo de dor de cabeça existe pra vocês empreendedores, portanto é importante que vocês saibam como se proteger de potenciais problemas com o que escrevem na embalagem/redes sociais/sites dos seus produtos.
De acordo com o MAPA, não deve constar na propaganda de alimentos pra pets:
- “Vocábulos, terminologias, declarações, sinais, denominações, dizeres, logotipos, símbolos, selos, emblemas, ilustrações, fotos, desenhos ou outras representações gráficas que possam tornar a informação falsa, incorreta, insuficiente, ou que possa induzir o consumidor a equívoco, erro, confusão, falso entendimento ou engano, mesmo por omissão, em relação à verdadeira natureza, propriedade, efeito, modo de ação, composição, procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do produto, diferentes daqueles que realmente apresentem.
- Explorar a superstição, aproveitar-se da deficiência de julgamento e experiência do consumidor.
- Destacar a presença ou ausência de componentes que sejam intrínsecos ou próprios de produtos, exceto nos casos fixados em normas específicas.
- Ressaltar qualidades ou atributos relativos à presença de um componente cuja concentração não seja suficiente para expressar o efeito de seu uso.
- Utilizar terminologias, ilustrações ou outras representações gráficas que sugiram tratamento, prevenção ou cura, ação imunológica, ou relação com doenças, patologias, intoxicações, infecções e afecções, com exceção dos produtos classificados como alimentos coadjuvantes.
Ressaltar qualidades ou atributos que não possam ser demonstrados.”
(Manual Pet Food Brasil – ABINPET; 10ª ed.; novembro de 2019; pg 30)
É possível contratar profissionais que produzam conteúdo técnico para propagandas, mas caso vocês façam isso por conta própria, muitíssimo cuidado pra não prometerem demais com seus produtos, sem ter fatos que possam comprovar o que está sendo vendido na propaganda.
Um erro bem comum que eu noto é a promessa de cura ou prevenção de alergias, câncer e outras doenças multifatoriais, que não dependem somente da dieta pra serem erradicadas. É claro que a dieta pode ser um grande fator na prevenção ou tratamento de muitas doenças, e como veterinária nutricionista sei bem disso e tenho diversos casos de sucesso somente com a utilização de alimentos naturais, mas como não podemos garantir isso pro cliente o melhor seria informar que o seu produto, ou os ingredientes presentes, tem o potencial de prevenir ou auxiliar no tratamento de "tal" enfermidade.
Utilizem palavras que não impliquem que a mera utilização dos seus produtos vai curar ou evitar 100% todas as doenças do pet, como no exemplo dado. Os alimentos naturais são maravilhosos, e a gente ainda nem descobriu todo o potencial deles, mas ao lidar com o público e com situações que são influenciadas por muitos fatores, que fogem ao nosso controle, é preciso ter cautela pra não dar garantias que não podemos cumprir.
Há benefícios que já temos evidências o suficiente pra colocar como alegações dos produtos, como:
- Melhora da pelagem
- Mais disposição pra comer
- Mais vitalidade
- Maior hidratação
- Melhora do apetite
- Menor volume de fezes
- Alimentos mais apropriados a espécie
Lembrem-se que vocês estão lidando com pais e mães de pets cada vez mais exigentes e bem informados 😉
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