Hoje venho trazer um assunto relativamente novo no ramo de pet food natural, mas que está ganhando popularidade entre as grandes marcas dos mercado pet: a alimentação natural com validade de 12 meses, sem conservantes sintéticos e sem necessidade de refrigeração 🤯😱🤔
- É possível?
- Quem faz?
- Continua sendo natural?
- Como faz?
- Quais os benefícios?
- Tem impacto na qualidade?
É POSSÍVEL!
Sim, com a tecnologia que temos hoje já aplicada aos alimentos convencionais industrializados para pets isso é possível, há um bom tempo inclusive!. Um belo exemplo desse tipo de tecnologia são os sachês e patês para pets. Eles sabidamente possuem validades de 12 meses, mas o que poucos sabem é que não se utiliza nenhum tipo de conservante sintético, apenas a forma como eles são produzidos e embalados já confere esse tempo de conservação.
EMPRESAS DE AN JÁ FAZEM ISSO!
As empresas brasileiras A Quinta, Dr Stanley, Pet Delícia e a americana Livelong já comercializam alimentação natural com validade de 12 meses, sem uso de conservantes, sem necessidade de congelamento, e sem perder a característica natural. Uma outra empresa gigante que está entrando nesse ramo e a Zee Dog, que lançou a Zee Kitchen, e está chegando com tudo no mercado.
CONTINUA SENDO NATURAL!
Considerando que o alimento não leva conservantes sintéticos e é apenas cozido, sim, ainda continua sendo considerado alimentação natural. No entanto, os consumidores tem estranhado bastante o conceito, portanto observaremos essas empresas fazendo um processo de educação do consumidor quanto aos processos envolvidos, e assim veremos o tema com mais frequência pelas mídias.
ISSO SE FAZ COM O PROCESSO DE AUTOCLAVAGEM
Alguns de vocês talvez já tenham ouvido falar da autoclave para esterilização de equipamentos médicos e etc, no entanto o uso da autoclave já é amplamente utilizado para alimentos pet e humanos também! A autoclavagem consiste em um tratamento térmico no qual mantem-se o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos. O processo inclui ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contato entre o vapor e os ingredientes. A esterilização, juntamente com a embalagem a vácuo, removem os dois maiores fatores de deterioração de alimentos naturais: microrganismos e oxigênio, e é por isso que o alimento permanece válido por tantos meses! Adicionalmente, algumas empresas investem também em embalagens que auxiliam a manter a integridade o conteúdo.
OS BENEFÍCIOS SÃO DIVERSOS
- Tempo maior de validade sem a necessidade de conservantes sintéticos;
- Eliminação de microrganismos potencialmente patogênicos;
- Eliminação da necessidade de freezers tanto pra empresa quanto pro consumidor;
- Maior possibilidade de modelos de venda (venda para tutores, venda para petshops, vendas online..)
- Expansão da área de atendimento da empresa, pois a partir do momento que o produto não precisa ser transportado congelado, a empresa consegue levar seus produtos a outras cidades e até estados!
- Possibilidade de maior volume de vendas
- Mais tutores interessados em aderir ao produto em vista da maior praticidade
O IMPACTO DO PROCESSO É SEMELHANTE AO DO COZIMENTO COMUM
O processo de autoclavagem pode impactar na perda de alguns nutrientes, da mesma forma que o cozimento comum já praticado faz. E para corrigir as possíveis perdas a solução consiste em controle do tempo, temperatura e pressão de autoclavagem e adição de suplemento vitamínico e mineral ao alimento.
Como vocês podem perceber, o processo de autoclavagem de alimentos para pets é bem interessante, tem diversos benefícios pra empresa e pro consumidor, mas é um investimento bem alto e requer conhecimento para manejar o equipamento. No entanto, ainda que não esteja dentro da possibilidade pra vocês, é super importante conhecer as mudanças que estão acontecendo no mercado em que vocês estão inseridos, até mesmo pra analisar se esse não será o próximo passo para o seu empreendimento 😉
Commentaires